segunda-feira, 21 de junho de 2010

Saber cuidar:a essência humana

Leonardo Boff afirma que saber-cuidar faz parte da própria essência humana:"O cuidado entra na natureza e constituição do ser humano.O modo-de-ser cuidado revela de maneira concreta coma é o ser humano."O saber-cuidar,como caracteristicas funtamental,tem um claro enfoque relacinal.O ser humano cuidador é um ser-no -mundo-com-outros sempre se relacionando,construindo seu habitat,ocupando-se com as coisas,preocupando-se com as pessoas,dedicando-se àquilo que lhe representa importância e valor e dispondo-se a sofrer e a alegrar-se com quem se sente unido e ama.Esta é a essência verdadeira,aquilo que fundamenta a humanidade de cada pessoa:"Colocar cuidado em tudo o que projeta e faz,eis a característica singular do ser humano".

Fonte:Livro Saber-cuidar de si; do outro;da natureza -Delmilse Vasconcellos e Rosemeri Farias

2 comentários:

  1. Rosangela Medeiros 2011/1

    O ser humano colocará sua própia existência em perigo,caso não mude seus conceitos e nem reveja a forma de encarar sua presença e sua interferência na natureza.

    ResponderExcluir
  2. SABER CUIDAR: A ESSÊNCIA HUMANA

    Identificar-se como parte integrante do meio em que vive e contribuir para sua conservação e manutenção de forma mais ativa e imediata, a partir do redimensionamento de atitudes e práticas que envolvam tomadas de posição diante de situações relacionadas a sustentabilidade.
    Se quisermos que as próximas gerações respeitem a natureza e cuidem do planeta terra, é importante incluir agora no currículo de educação infantil o estudo da natureza e da interdependência entre o ser humano e o ambiente.
    Ao fazer referência a temas ambientais na educação infantil, a primeira e fundamental providência é colocar a criança no contato empírico com a natureza, para que desse modo, ela possa perceber-se também como parte integrante da biodiversidade. Ao mesmo tempo, esse contato deve permitir que ela estabeleça relações entre a natureza e o modo de vida das pessoas, observando a interdependência que existe entre as espècies e as consequências que podem ocorrer com o mau uso dos recursos naturais.
    Eulália Pereira
    Acadêmica do Serviço Social

    ResponderExcluir