terça-feira, 15 de junho de 2010

Ética e desenvolvimento sustentável

Ética e desenvolvimento sustentável



Hoje vemos o que está acontecendo no Rio de Janeiro , com descuido e um descaso público.Acreditamos que se houvesse comprometimento de nossos governantes, essa catástrofe não teria acontecido.Sabemos que todo material reciclado não sendo separado corretamente ocasiona prejuízo em nosso planeta, pois o mesmo como o material plástico leva 450 anos para se decompor, sendo que os demais materiais como alumínio, papel, vidro e lata também levam vários anos para se decomporem.
O povo brasileiro não está preparado para o reaproveitamento da coleta seletiva, e no Rio de Janeiro esses lixos eram colocados nas encostas dos morros , sendo os mesmos contribuindo para proliferação de doenças, poluição do ar e da terra, ao invés de serem colocados em aterros sanitários.
Ao longo dos anos , esses locais serviram para moradias de alto risco para a população carente e o governo permitiu que as pessoas fossem fazendo sua casas e inclusive fornecendo água e luz ao invés de fornecer condições de habitação digna e segura para a população.O aquecimento global e a mudança climática, , desmatamento, extinção, poluição, etc. causou esse deslizamento ,ceifando a vida de muita pessoas que morreram m pelo descaso público. Várias vidas foram perdidas sem nem sequer ter noção sobre a lei de causa e efeito que desencadeou nos deslizamentos e nas inundações..
Nesse caso é de se pensar na importância da educação para o desenvolvimento sustentável.Educação essa, que é uma visão da educação que busca equilibrar o bem estar humano e econômico com as tradições culturais e o respeito ao recursos naturais do planeta.é um conceito dinâmico que compreende uma visão da educação que busca empoderar pessoas de todas as idades para assumir a responsabilidade de criar e desfrutar de um futuro sustentável.
Educação e desenvolvimento sustentável traz ferramentas analíticas de uma variedade de disciplinas para auxiliar pessoas a compreenderem melhor o mundo em que vivem, nos traz uma nova motivação o aprendizado ma medida em que os educandos tornam-se empoderados para desenvolver e avaliar visões alternativas de um futuro sustentável e concretizá-las coletivamente.



Angela Maria Ventura
Fátima Marques Santos
Miriam Coiro

Alunas Serviço Social Ulbra/Canoas

Um comentário:

  1. Somos um grupo da turma 954/A e fizemos um trabalho com o tema Nosso Planeta, Nossa Casa.
    Para quem não teve o priovilégio de assistir, indicamos,pois ele mostra o nosso PLANETA como nuca foi visto,é uma vôo, é um alerta para cuidarmos da nossa casa.
    Aluna: Maria Aparecida de Souza Soares

    ResponderExcluir