domingo, 27 de junho de 2010

Receitas para fazer sabão com óleo de cozinha!

Depois de usado, o óleo de cozinha pode ter dois destinos: dar uma enorme dor de cabeça e prejuízo para o seu bolso e para o meio ambiente ou se transformar em economia e, eventualmente, em receita extra.

O primeiro caso ocorre quando você simplesmente descarta o óleo doméstico nos ralos e vasos sanitários. O acúmulo de gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta.

No segundo caso está transformar esse mesmo óleo em sabão, por exemplo. O sabão pode ser feito em casa mesmo ou enviado a empresas que o transformam em produto de limpeza ou biodiesel.

Segundo a nutricionista Daysiellen Cabral, coordenadora do refeitório da Associação Paulista Sul da Escola Adventista, em São Paulo, fazer sabão em casa é como cozinhar. Com a prática, seguindo a mesma receita, o sabão vai ficando melhor. A proporção pode ser mantida para fazer mais ou menos sabão, de acordo com a quantidade de óleo usado disponível. Quanto mais o sabão curtir, melhor ele fica. É recomendado usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura, pois a soda cáustica pode causar queimaduras na pele.

Confira as receitas:

Receita 1:

- 5 litros de óleo de cozinha usado;
- 2 litros de água;
- 200 mililitros de amaciante;
- 1 quilo de soda cáustica em escama.

Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

Receita 2: com aroma

- 4 litros de óleo comestível usado;
- 2 litros de água;
- ½ copo de sabão em pó;
- 1 kg de soda cáustica;
- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.

Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.

“O ideal é colocar esse óleo que não será mais usado em uma garrafa pet, aquelas de refrigerante, e encaminhar para a reciclagem. Atualmente, ONGs e empresas desenvolvem projetos de reutilização do óleo de cozinha, o que é bom para a economia e para a saúde do nosso planeta”, afirma Daysiellen.

Quem quiser produzir sabão em quantidades maiores pode fazer parcerias com pastelarias e barracas de pastel da feira, para colher o óleo que normalmente é jogado fora e doar para que seja transformado em sabão de boa qualidade.

Todo os créditos das receitas para nutricionista Daysiellen Cabral de Magalhães.

Artigo Acadêmico escrito por Ane Caroline Esteves e Ananda Hilgert.

5 comentários:

  1. A reciclagem de óleo de cozinha que temos para inserir no cotidiano das pessoas, é de suma importância para a preservação ambiental. O óleo descartado de forma errada é tão nocivo ao meio ambiente quanto um incêncio.

    Caroline Balera e Roseli Brites.

    ResponderExcluir
  2. ESTA AÇÃO DESENVOLVIDA COM ÓLEO DE COZINHA VEM SENDO MUITO ENFATIZADO EM JORNAIS E REVISTAS SOBRE A IMPORTANCIA DE RELAIZAR A COLETA DESTE PRODUTO. ALÉM DE CONTRIBUIR COM A NATUREZA E A GERAÇÃO DE RENDA DAS FAMÍLIAS.

    CLAUDIA LOPES E GLÁUCIA ADOLFO

    ResponderExcluir
  3. Achei extremamente interessante esta ideia, pois além de auxiliar na preservação do meio ambiente, também auxilia na economia da casa.
    Esta receita certamente será utilizada por milhares de donas de casa e pelos restaurantes/feirantes e pela comunidade em geral que tiver acesso a essa informação.

    Thays Jobim Lemmermeier
    2011/2

    ResponderExcluir
  4. O blog é mais uma importante ferramenta sendo oferecida para ser utilizada nos auxiliando no processo de aprendizagem, auxiliando na importância de interagirmos com os colegas, professores, profissionais, entre outros, trocando informações sobre os diversos assuntos que estão mobilizando as discussões e debates pela sociedade na atualidade.

    A matéria postada acima, sobre a reutilização do óleo de cozinha é de muita importância para a preservação ambiental. Sendo que esse processo é muito utilizado nas escolas, onde além de proporcionar o aprendizado sobre a reciclagem, também auxilia na economia da escola e depois na casa do aluno, além de conscientizar os alunos, evitando a poluição dos lençóis freáticos.

    Daniela Krindges
    Disciplina: Ética e Desenvolvimento Sustentável.
    2012/01

    ResponderExcluir
  5. Essa atitude de reaproveitar o óleo de cozinha é extremamente importante atualmente, onde a poluição ocasiona danos à natureza e a sociedade.
    Uma ação fácil e rápida que colabora com o meio ambiente e ainda ajuda no orçamento doméstico.

    Fabiana Pedroso, Gisele Nunes, Mitiele Oliveira e Noemia Becker.
    Serviço Social/ULBRA Canoas
    Ética e Desenvolvimento Sustentável
    2012/1

    ResponderExcluir