quarta-feira, 16 de junho de 2010

Reciclagem é o processo pelo qual transformamos materia-prima, previamente depurada e imprópria para uso, em um novo componente da cadeia produtiva, reaproveitando fontes antes dadas como perdidas. Nesse processo acabamos não só gerando mais produtos e aproveitando melhor as fontes de matéria-prima, bem como contribuindo para a formação de uma nova cadeia geradora de empregos paralela a indústria tradicional.
A ampla maioria das fontes de energia utilizadas no planeta são não renovavéis. Com o advento da indústria dos bens de consumo não-duráveis, uns dos pilares do capitalismo moderno, os recursos gastos na manutenção dessa máquina produtiva acabam por se perder após ao uso. Nesse intuito, a renovação de recursos pela reutilização de matéria-prima antes dada como perdida torna-se uma das bases para a manutenção de uma sociedade auto-sustentável e, nesse interim, a reciclagem entra com papel importante.
Em paralelo ao papel da produção de novas fontes primárias para a cadeia produtiva, a geração de empregos é um dos papéis importantes da indústria da reciclagem. Considerado pela ONU como uma das questões centrais de crises economicas mundiais, o desemprego acaba sendo combatido pela indústria gerada pela reciclagem.
A indústria da reciclagem possui um papel sinérgico de contribuição social, seja gerando renda, seja reaproveitando fontes de energia. É preciso investir em atividades que possuam um carater renovável não somente para a proteção das fontes ambientais, bem como para a manutenção de uma sociedade sustentável.

Maria de Lourdes Leite
Aluna de Serviço Social - Ulbra Canoas - 2010/1

Um comentário:

  1. O artigo do engenheiro civil Vanderley M. John trata da grande importância da reciclagem na àrea da construção civil, pois é o setor que mais utiliza de recursos naturais e portanto, o maior causador de impactos ambientais. A reciclagem na construção civil representa não somente a preservação do ambiente, já que há uma redução na retirada de recursos naturais, mas também vantagens econômicas, pois reduz a distância no transporte das materias primas, além de economizar com o valor cobrado por aterros, que está cada vez mais alto devido a sua manutenção que exige cada vez mais cuidados. Segundo o autor, a reciclágem na àrea da construção civil será tornar-se-á mais constante. Através de uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais de áreas diversas como das ciências da vida (medicina, biologia), química, marketing, àrea financeira e engenharia de materiais será possível uma melhor avaliação para melhor viabilizar essa atitude tão importante a ser tomada pelos engenheiros civis.
    Fonte: www.reciclagem.pcc.usp.br/des_sustentavel.htm

    Zilka Vargas
    Aluna de Ética e Desen. Sustentável - Ulbra/Canoas - 2011

    ResponderExcluir