segunda-feira, 21 de junho de 2010

Política de Proteção Ambiental


Na Refap, o cuidado ambiental está presente em todas as áreas de atuação, desde o projeto da refinaria até a entrega do produto aos consumidores. A política ambiental da empresa zela pela preservação da fauna e da flora locais, mantendo áreas de preservação, controlando todas as suas emissões abaixo dos padrões exigidos pela legislação e trabalhando com instalações e tecnologias escolhidas entre aquelas que têm melhor performance mundial.

Pioneira neste estilo de relação com o meio ambiente, a Refap trabalha com o objetivo de ser referência no Rio Grande do Sul e no Brasil, buscando excelência em procedimento e conscientização. Graças a estas atitudes, a Refinaria Alberto Pasqualini é conhecida como Refinaria Verde.

Conheça os principais procedimentos adotados:
Treinamento de profissionais
Toda a equipe da Refap passa por treinamentos e capacitações periódicas de atualização para operar, buscar inovações e manter as unidades industriais dentro dos padrões do sistema de gestão de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde (QSMS). O QSMS integra ações de proteção ao meio ambiente (ISO 14001), preservação da saúde e segurança (OHSAS 18001) e qualidade de serviços e produtos (ISO 9001), garantindo que as atividades sejam realizadas de forma controlada e atendendo à legislação vigente.


Fiscalização
A Refap responde à regulação e fiscalização dos órgãos ambientais nacionais. Para operar, depende, por exemplo, de um licenciamento, emitido pela FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), que estabelece todas as medidas necessárias para prevenção da poluição. As emissões atmosféricas, os efluentes líquidos e os resíduos gerados são avaliados permanentemente por este órgão ambiental.


Emissões atmosféricas - controle e monitoramento
A Refinaria mantém duas estações automáticas de monitoramento contínuo da qualidade do ar no seu entorno, ligadas à Rede Ar do Sul, da Fepam. Os dados recolhidos são enviados àquele órgão ambiental, onde estão disponíveis para consultas da população e também através do site www.fepam.rs.gov.br.

Biomonitoramento da Qualidade do Ar
Além disso, a Refap desenvolve o Biomonitoramento da Qualidade do Ar em parceria com o Centro de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esta técnica utiliza plantas em estações de amostragem, que funcionam como bioindicadores vegetais, ou seja, através da análise das reações desses organismos vivos a determinados poluentes aéreos, são avaliados os índices de poluição atmosférica. Os dados coletados hoje indicam que a qualidade do ar dentro e no entorno da refinaria apresenta índices melhores do que os indicados pelos órgãos fiscalizadores.

Estações de tratamento de efluentes, captação e tratamento da água
A Refap possui hoje a Estação de Tratamento de águas mais completa do Brasil. Através de um tratamento físico, químico e biológico, a água captada no Rio dos Sinos é devolvida para o Arroio Sapucaia em melhores condições do que o de sua captação.

Única no país e segunda do mundo, a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais somou um montante de investimentos de cerca de US$ 45 milhões.

Vale lembrar: A Refap não mantém nenhuma comporta de controle das águas dos rios. O volume de água utilizado não interfere no fluxo dos cursos de água do Rio dos Sinos ou do Arroio Sapucaia, assim como não interfere em qualquer controle de vazão dos Arroios Guajuviras ou Sapucaia.


Pesquisas
A Refap desenvolve pesquisas de combustíveis para reduzir os índices de poluição do ar. Daí resultam benefícios como o Diesel Metropolitano, que reduziu em 75% a emissão de enxofre para a atmosfera.




Postado por: Ana Solange M.Pinto
Juliana de O. Bianchi


Fonte:http://www.refap.com.br/seguranca.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário