segunda-feira, 21 de junho de 2010

FAÇA PARTE

Não é novidade que o assunto meio ambiente veio para ficar em todas as esferas da nossa vida. Termos como responsabilidade ambiental, desenvolvimento sustentável, ecológicamente correto, entre outros, já nos soam familiares há algum tempo, mas, com tanta informação circulando por aí, fica difícil entender precisamente o que significa cada um deles, ainda mais porque, vira e mexe, surge um novo conceito, que passa a ficar em evidência.
Modismos a parte, toda esta carga de informação é necessária para que as atitudes humanas sejam modificadas.E isso não só em relação ao âmbito individual ou familiar mas também no que diz respeito as ações coletivas.O mundo todo tem que se conscientizar de que o problema do aquecimento global e da degradação do meio ambiente diz respeito a todos e a cada um de nós. Os esforços em prol de reverter este quadro em que o planeta se encontra devem ser colocados em prática com a máxima urgência.
Revista Aquecimento Global.
Maria Odete Ramos. Arleth Petrolli. Silvana Bicca

Um comentário:

  1. Alunas Keila Correa, Letícia Vargas e Melissa Rampf
    18/04/2011

    Desenvolvimento sustentável na agricultura comunitária

    O desenvolvimento sustentável é capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
    Com a mobilização comunitária, em especial com atuação da prefeitura, são implementadas hortas, lavouras, viveiros, pomares, canteiros de ervas medicinais,criação de pequenos animais, unidades de processamento /beneficiamento agroalimentar e feiras e mercados públicos populares.
    As hortas comunitárias são um meio de desenvolvimento sustentável, várias são suas vantagens. As mesmas podem eliminar terrenos baldios em áreas urbanas – que muitas vezes são utilizados como depósitos de entulho e se transformam em focos de doenças como a dengue. A produção de hortaliças podem auxiliar na alimentação e suprimento das refeições nas escolas e famílias de baixa renda. As hortas tem a função primordial de melhorar a qualidade da alimentação destas pessoas com redução de gastos e ocupar cidadãos desempregados que moram nos centros urbanos.
    A Agricultura Urbana permite a produção de alimentos de forma comunitária com uso de tecnologias de bases agroecológicas em espaços urbanos e periferias.
    Fontes:
    • http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/
    • http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/comunidade/gd191004.htm
    • http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/noticias/noticias/municipio-de-tejucuoca-ce-ganha-horta-comunitaria-do-programa-do-mds/?searchterm=horta%20comunitária

    ResponderExcluir