segunda-feira, 21 de junho de 2010

Começa o fim dos termômetros de mercúrio!

Publicado em: 25 de maio de 2010
Fazer as crianças pararem cinco minutos com um termômetro embaixo do braço não é fácil. O que pensar, então, quando o termômetro é de vidro e recheado de uma substância tóxica?

Mais que uma grande dúvida para as mães, os termômetros de mercúrio são um risco ao ambiente, pois seu rompimento pode contaminar o solo e os lençóis freáticos, por exemplo.

Permitido no Brasil, o produto foi proibido por autoridades sanitárias em países da Europa. A boa nova é que ele acaba de deixar de ser comercializado em 263 farmácias de 18 estados brasileiros.

A iniciativa das drogarias da rede Walmart Brasil começou no início deste mês e traz o modelo digital com valor reduzido - menos de R$10 - como alternativa para o consumidor.

Além de não conter mercúrio, o digital mede a temperatura em menos tempo e não quebra, um alívio para as mães. Na mesma onda de preocupação e alerta, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) criou um grupo de trabalho para encontrar possibilidades de redução do uso do metal pesado.

Fonte: Mariana Müller

Disponível em: http://wp.clicrbs.com.br/nossomundosustentavel/2010/05/?topo=13,1,1

Acessado em: 21/06/2010

Postado pela aluna Marciani Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário