segunda-feira, 7 de junho de 2010

CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO

Postado pela aluna Caroline Martins - 07/06/2010

O conceito de desenvolvimento, de acordo com DENARDI, possui longa história de construção, sendo ainda tema de debates e controvérsias. Segundo este autor, entre o final da Segunda Guerra Mundial e meados dos anos sessenta, não se fazia distinção entre desenvolvimento e crescimento econômico. No entanto, as condições de vida de muitas populações não melhoravam, até pioravam, mesmo quando seus países haviam alcançado elevadas taxas de crescimento. Estes fatos provocaram "grande insatisfação com essa visão do desenvolvimento como sinônimo do crescimento econômico". A idéia do desenvolvimento foi paulatinamente incorporando uma série de aspectos sociais: emprego, necessidades básicas, saúde, educação, longevidade.

Mais recentemente, percebeu-se que as bases ambientais de qualquer progresso futuro poderiam estar sendo comprometidas por crescimento econômico predatório de recursos naturais e altamente poluentes. O desenvolvimento não é somente a satisfação das necessidades das pessoas, mas está ligado às suas capacidades. Nesse sentido ele está nas pessoas, não nos objetos.

Já o termo desenvolvimento sustentável é relativamente recente e seu significado ainda está em construção. Porém várias são as visões propostas:

"desenvolvimento sustentável significa atender às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades"

"o desenvolvimento sustentável deve conciliar, por longos períodos, o crescimento econômico e a conservação dos recursos naturais"

"está associado ao uso, equilíbrio e dinâmica dos recursos da biosfera no presente e no futuro"

"o desenvolvimento para ser sustentável, deve ser não apenas economicamente eficiente, mas também ecologicamente prudente e socialmente desejável"

http://eduep.uepb.edu.br/rbct/sumarios/pdf/agriculturafamiliar.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário