segunda-feira, 21 de junho de 2010

A história humana é caracterizada pela conglomeração social. Toda e qualquer sociedade humana que tentou se organizar procurou formas de manutenção energética tanto pessoal, quanto coletiva.Na sociedade vigente, os combustíveis fosséis adquiriram vital importância, no entanto seu valor tem sido questionado pelos diversos efeitos colaterais e dificuldades de renovação.
A história dos combustíveis fosséis evoluiu conjuntamente com a sociedade moderna.Desde os relatos de 4000 aC sobre a utilização de óleos minerais para obtenção de energia, até as grandes crises do petróleo dos anos 70, os combustíveis fosséis adquiriram vital importância. Hoje, os grandes representantes petróleo, gás mineral e carvão mineral respondem por pelo menos 80% das fontes de energia mundial, bem como trazem comemorativos em diversos outros campos, trazendo recursos como o plásticos e os polímeros tão amplamente utilizados. Não só pelo valor econômico, mas pelas outras diversas adições que os combustíveis
fosséis trouxeram a sociedade, seu valor se tornou inestímavel e sua substituição impossível.
Não obstante, a crise do petróleo nos anos 70 abriu os olhos do mundo para o finitude de recursos. Esse evento, causado pelo congelamento dos preços do petróleo, demonstrou-se de vital interesse economico, pois um recurso tão arraigado no sociedade teria muito mais valor econômico se tivesse seu valor agregado a disponibilidade. Tal evento acabou por gerar um aumento no preço de tais recursos, o que levou o mundo a buscar fontes de energia alternativa e pesquisar melhor os efeitos adversos de tal economia. Hoje a ampla utilização de combustíveis fosséis acabou gerando um acúmulo de detritos atmosféricos, o qual aumenta
retenção de calor na terra, o chamado efeito estufa, o qual tem imensas repercussões no clima mundial. Além disso, a quantidade de detritos não biodegradáveis gerados por essa economia, acaba por povoar bem mais a terra do que sua própria população. Fontes de alternativas de energia menos poluentes e economicamente viáveis estão surgindo como alternativa aos combustíveis fosséis, como a eólica, hidroelétrica e solar.
Os combustíveis fosséis são uma parte importante na história da humanidade, no entanto devem ser buscadas alternativas para sua utilização. Apesar da sociedade ser amplamente consumista, o consumo de todos seus recursos vai acabar por consumir a si própria.

Gabriela Gianinichini
Maria de Lourdes Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário