quarta-feira, 23 de junho de 2010



Muito depende da educação ambiental do cidadão, claro, mas aprender a separar o lixo seco do orgânico está longe de resolver o problema do dinheiro jogado no lixão. Segundo informações do Compromisso empresarial para a reciclagem, apensa 7% dos munícipios brasileiros têm projetos de coleta seletiva em larga escala. E isso porque houve crescimento da reciclagem nos últimos anos. Maior cidade do país, São Paulo é um exemplo de como jogamos fora uma fortuna - menos de 20 anos de sua criação, o sistema de coleta seletiva da prefeitura recolhe menos de 1% do lixo da metrópole.
Maria de Lourdes Leite
Gabriela Gianichini

21 comentários:

  1. Para que haja uma verdadeira conscientização em relação a educação ambiental é necessário que se costrua juntamente com as escolas de curso fundamental parcerias com as cooperativas de reciclagens, buscando ações que visem o bem estar da sociedade de hoje e do futuro.
    Postado pelas alunas: Josana. A e Luciana. Q

    ResponderExcluir
  2. É evidente a real necessidade em construir na ideologia da sociedade a urgência da separação do lixo, ainda vivemos sob o pensamento que nossos atos são únicos e não refletem na situação atual. Desconhecemos ainda que todos os resultados do crescente desmatamento e poluição da natureza é de única e exclusiva culpa nossa, cada indivíduo tem sua grande parcela de culpa, desde o simples toco de cigarro jogado na estrada até mesmo as cidades litorâneas que não possuem um sistema de esgoto cloacal que não jogue os poluentes da cidade nos nossos rios e mares.

    Júlio Cezar

    ResponderExcluir
  3. Projeto Goóc 2014 Goóc na mídia: O Site “Porto Cultura” – A cultura melhora a vida, divulga os lançamentos da Goóc para o verão 2011: http://tiny.cc/un9ku
    SANDÁLIAS ECOLÓGICAS + SOLADO RECICLADO DE PNEU
    tiny.cc
    Moda Inverno 2010, Moda Verão 2010, Moda Inverno, 2010, Moda Verão, Moda Roupas, Beleza, Moda Calçados, roupas, calçados, praia, Celebridades, Moda Acessórios, Moda Praia, moda feminina, moda teen, moda masculina, feminina, teen, moda, masculina, esportiva, São Paulo Fashion Week, Fashion Rio, FENIM
    há ± 1 hora · Comentar · Curtir

    ResponderExcluir
  4. Márcio e Margaret 2010/2 ProfªRuthe
    A agenda 21 Brasileira é um processo e instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentavel e que tem como eixo central a sustentabilidade,compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crecimento econômico. o documento é resultado de uma vasta consulta á população brasileira, sendo contruida a partir das diretrizes da agenda global. Trata-se de um instrumento fundamental para a contrução da democracia ativa e da cidadania participativa do paìs.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Agenda 21
    A Agenda 21 Local é o processo de planejamento participativo de um determinado território que envolve a implantação, ali, de um Fórum de Agenda 21. Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos. No Fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações.
    Como participar?
    Para construir a Agenda 21 Local, o Programa Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente publicou o Passo-a-Passo da Agenda 21 Local, que propõe um roteiro organizado em seis etapas: mobilizar para sensibilizar governo e sociedade; criar um Fórum de Agenda 21 Local; elaborar um diagnóstico participativo; e elaborar, implementar, monitorar e avaliar um plano local de desenvolvimento sustentável.
    Além disso, para que o público possa saber mais sobre as experiências de Agenda 21 Local no Brasil, o Ministério do Meio Ambiente criou o Sistema Agenda 21 – um banco de dados de gestão descentralizada que permite o compartilhamento de informações.

    Onde ocorre?
    A Agenda 21 Local pode ser construída e implementada em municípios ou em quaisquer outros arranjos territoriais - como bacias hidrográficas, regiões metropolitanas e consórcios intermunicipais, por exemplo.

    Quem participa?
    Para que uma Agenda 21 Local seja constituída, é imperativo que sociedade e governo participem de sua construção.

    Fortalecimento de processos de Agenda 21
    O Ministério do Meio Ambiente apóia os processos de Agenda 21 Local e conta com a parceria da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, cujo objetivo geral é fortalecer a implementação de Agendas 21 Locais mediante o intercâmbio de informações e o estímulo à construção de novos processos. Assim, por intermédio do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), o Ministério do Meio Ambiente apóia, desde 2001, a execução de 93 projetos de construção de Agenda 21 Local, abrangendo 167 municípios brasileiros.

    Recursos
    A Agenda 21 integra o Plano Plurianual do Governo Federal (PPA) 2008/2011. O desenvolvimento do Programa Agenda 21 fundamenta-se na execução de três ações finalísticas: elaboração e implementação das Agendas 21 Locais; formação continuada em Agenda 21 Local; e fomento a projetos de Agendas 21 Locais (por meio do FNMA)
    Conteúdo disponível no website http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=18

    ResponderExcluir
  7. Projeto Goóc 2014

    Ao adquirir uma sandália Goóc, você está dando um grande passo em direção à preservação do nosso planeta e na ampliação do consumo consciente em vários sentidos:

    Social - Atualmente a ociosidade no setor de solado vulcanizado é de 70%. Com o Projeto Goóc 2014 a produção será aumentada e vai recolocar no mercado de trabalho 10 mil desempregados, aproximadamente.

    Econômico - Se o consumo parar, o mundo também para. A boa notícia é: consumir de forma responsável colabora com o desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preserva a natureza.

    Ecológico - A indústria automobilística e de pneus estão muito aceleradas. São 38 milhões de pneus fabricados por ano no Brasil e o impacto no meio ambiente é enorme. O Projeto Goóc 2014 tem a fórmula para equilibrar essa questão: 42 milhões de pneus + 210 de sandálias Goóc = respeito pela natureza.


    Projeto Goóc 2014. Entre em campo e faça um gol de placa em favor da natureza.

    Júlio Cezar

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Devemos ensinar a reciclar desde pequeninos, e a criança consegue assimilar e chamam a atenção dos pais e avós quando os adultos misturam lixo orgânico junto com o lixo seco,porque hoje a educação ambiental esta muito presente nas escolas, para que possamos ter um futuro melhor em nosso planeta.

    COMENTADO POR
    Nanci Alves e Marcia Moreira.

    ResponderExcluir
  10. José Irineu: comenta.
    O lixo, é responsabilidade pessoal de todos os membros de uma comonidade. Por ser omesmo restos ou sobras de bens de consumo diarios da
    comunidade. Mesmo sendo um serviço pago ao Municipio, atraves de uma pequena taxa para sua
    capitação. Temos responsabilidades com o lixo que
    produzimos.

    ResponderExcluir
  11. PARA um mundo mais limpo devemos ter educação ambiental e respeitar a natureza e para sim aprender a separar o lixo seco do orgânoco ter,a conscientização em relação ao material reciclavél,pensando no bem estar social hoje e sempre.VERA,SILVIA e MARGARETE.

    ResponderExcluir
  12. Marcio e Margaret 2010/2 Profª Ruthe
    O professor Christopher Williams, da Universidade do Estado de Iowa, estava testando composições capazes de aguentar melhor as intensas variações de temperatura a que os asfaltos estão sujeitos, sobretudo no Hemisfério Norte, com nevascas severas onde não nevava há anos, e verões que batem recordes de temperatura ano após ano.

    Mas o resultado foi muito melhor do que o esperado - o asfalto não apenas assimila uma parcela maior de bio-óleo do que o esperado, como também sua qualidade aumenta muito, em condições de rodagem e em durabilidade

    ResponderExcluir
  13. AGENDA 21

    Municípios da região sul do RS conhecem a Agenda 21

    Durante a semana de 09, 10, 11 e 12 de março e na semana seguinte, com encerramento das atividades para o dia 20 próximo, a 1ª Jornada Regional de Mobilização Pró-Agenda 21 local pretende sensibilizar e mobilizar as cidades da região sul do Estado e as instituições dos governos, das empresas, escolas e ONGs da sociedade civil, para conhecerem as propostas de governança e sustentabilidade, diretrizes da Agenda 21 global para serem aplicadas no nível local.

    O objetivo destas reuniões é proporcionar apoio e canais de interlocução com os representantes do Ministério do Meio Ambiente, para a criação da Agenda 21 nas comunidades convidadas, em um total de 21 cidades de médio e pequeno porte, todas elas com interesse de melhorias na qualidade de vida e promoção da cidadania.

    A discussão e as iniciativas para a implantação de um processo de Agenda 21 local, trará enormes responsabilidades e benefícios para o futuro das comunidades no campo do desenvolvimento sustentável, a eqüidade e justiça social, a preservação e uso dos recursos naturais, com respeito e em consonância com as melhores práticas nas realidades planetárias e nas políticas de governança indicadas pela Agenda 21 global, brasileira e local.

    Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail: redegaucha.agenda21@gmail.com ou agenda21.costadoce@gmail.com

    COMENTADO POR:
    SILVIA,MARGARETE eVERA

    ResponderExcluir
  14. AGENDA 21
    Carência Social; como a exclusão social, a dependência e a incapacidade de participar na sociedade. Isto inclui a educação e a informação. As relações sociais são elementos chave para compreender a pobreza pelas organizações internacionais, as quais consideram o problema da pobreza para lá da economia.
    Nanci Alves e Marcia Moreira

    ResponderExcluir
  15. GOÓC

    Política Social
    A Goóc tem como objetivo propiciar aos seus recursos humanos um ambiente seguro e saudável sem discriminação, trabalho forçado ou infantil, com remuneração e horários adequados num sistema de incentivo a liderança, representatividade e melhoria contínua em conformidade com as leis nacionais e internacionais aplicáveis.

    Comentado por Nanci Alves e Marcia moreira.

    ResponderExcluir
  16. Marcio e Margaret 2010/2 Profª Ruthe
    O professor Christopher Williams, da Universidade do Estado de Iowa, estava testando composições capazes de aguentar melhor as intensas variações de temperatura a que os asfaltos estão sujeitos, sobretudo no Hemisfério Norte, com nevascas severas onde não nevava há anos, e verões que batem recordes de temperatura ano após ano.

    Mas o resultado foi muito melhor do que o esperado - o asfalto não apenas assimila uma parcela maior de bio-óleo do que o esperado, como também sua qualidade aumenta muito, em condições de rodagem e em durabilidade

    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/assuntos.php?assunto=meioambiente

    ResponderExcluir
  17. Bolsas Ecologicamente Corretas
    Em tempos de desenvolvimento sustentável, a Goóc pioneira em criar calçados com sola de pneu reciclado, também passou a desenvolver bolsas com o processo de reutilização de matérias-primas, com o reuso de resíduos têxteis e produtos que seriam descartados na criação de peças exclusivas.

    COMENTADO POR
    VERA,SILVIA e MARGARETE

    ResponderExcluir
  18. Com a Agenda 21 criou-se um instrumento aprovado internacionalmente, que tornou possível repensar o planejamento. Abriu-se o caminho capaz de ajudar a construir politicamente as bases de um plano de ação e de um planejamento participativo em nível global, nacional e local, de forma gradual e negociada, tendo como meta um novo paradigma econômico e civilizatório.

    José Irineu

    ResponderExcluir
  19. O surgimento de um empreendedor diferente
    Thái Quang Nghiã, com 21 anos fugiu do Vietnã em busca de liberdade e um novo horizonte de possibilidades. O país naquela época vivia um regime político autoritário, uma realidade dura para jovens cheios de ideais e esperança de um futuro melhor. Em 1979, um petroleiro da Petrobras encontrou um barco de pesca em alto mar no sudeste asiático. Após o resgate, Thái tornou-se cidadão brasileiro e de refugiado passou a aluno, quando quatro anos após sua chegada em terras tupiniquins ingressou na Universidade de São Paulo (USP).

    Durante sua trajetória no Brasil, Thái começou a vender sandálias de pneus e bolsas artesanais. Logo, de aluno passou a empreendedor, quando em 1986 fundou o Grupo Domini, empresa na qual utilizou materiais reciclados para a produção de calçados e acessórios. Inspirado pela cultura e pela história do povo Vietnamita, Thái desenvolveu a produção de sandálias, papetes e outros calçados com solado de borracha reciclada de Pneus. Hoje, 30 anos depois de ter sido resgatado, Thái Quang Nghiã é um brasileiro naturalizado, emprega centenas de pessoas em suas fábricas, em São Paulo e negócios espalhados por todo o Brasil.

    Em cada item fabricado pela Goóc existe uma filosofia de vida, que faz com que os produtos tenham uma identidade original, sejam inovadores e ecologicamente corretos.

    MARGARETE,VERA e SILVIA.

    ResponderExcluir
  20. É importante este novo método de aprendizagem, pois favorece a pesquisa e conhecimento da atualidade para professores e estudantes de diversas áreas.
    Reciclar é cuidar do maio ambiente, transformar o lixo em produto. Dessa forma estaremos zelando pelo planeta e garantindo melhor qualidade de vida.
    Parabéns pela escolha do tema.

    ResponderExcluir