segunda-feira, 26 de abril de 2010

Um cuidado especial com a água!

Publicado: Segunda-feira, 22 de março de 2010 por Camila Bertolazzi

Dia da Água é o dia para comemorar os outros 364 dias dos quais nos lembramos dela. Lembramos diariamente que ela está presente em 70% do nosso corpo. Lembramos todos os dias que apenas 0,007% do total da água do planeta está disponível para o consumo dos 6 bilhões e 800 milhões de habitantes.

Dicas para usar corretamente a água!
1. Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba;
2. Tome banhos rápidos e ensaboe o corpo com o chuveiro desligado;
3. Não deixe as torneiras pingando e elimine os vazamentos;
4. Feche a torneira enquanto ensaboa pratos e talheres;
5. Não utilize mangueiras para lavar carros ou calçadas. Use um balde;
6. Nunca utilize o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro. Não dê descargas à toa;
7. Espere juntar bastante roupa para lavá-la de uma vez;
8. Reutilize a água da máquina ou do tanque, que já contém detergentes, para a lavagem de quintais, calçadas e áreas de serviço;
9. Só regue o jardim nas horas de temperatura mais amena para evitar a perda por evaporação;
10. Lembre-se que a pressão da água nos apartamentos é maior e, portanto, o consumo é mais elevado.

Disponível no site:
http://www.itu.com.br/geral/noticia/

"Cuidado é aquela base fundamental, sem a qual a vida não se desenvolve". Paulo Freire

Elaborado pelas acadêmicas do curso de Serviço Social/Ulbra/Canoas: Jane Fischer e Marciani Peres

5 comentários:

  1. "A água é o veículo da natureza." (Leonardo da Vinci)

    ResponderExcluir
  2. Uso da água e seu papel para o Desenvolvimento Sustentável.
    Por Suely Salgueiro Chacon

    A água é essencial para a vida na terra, seja para a sobrevivência humana ou do sistema produtivo. O uso indiscriminado da água poderá levar todo planeta a um colapso e assim comprometer toda vida terrestre.
    Devido a má distribuição da água no planeta seja por razões naturais ou não, algumas regiões têm água em abundância e outras não. Assim comprometendo não só uma vida saudável mas também o desenvolvimento de algumas regiões. Segundo PNUMA(Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), estima-se que até 2025 a disponibilidade per capita de água fique em torno de apenas 5 mil metros cúbicos, colocando 3 bilhões de pessoas em situação de grave estresse pela falta de água. Essa possível escassez se deve não só ao crescimento populacional,mas também ao mau uso e não gerenciamento da água disponível.
    Todos os fenômenos naturais que vem ocorrendo como as secas constantes no sul do país e a surpreendente seca na Amazônia é alerta de que a natureza cobra pelo seu mau uso.

    Disponível no site:
    http://www.cofecon.org.br

    Comentado pelas acadêmicas do Serviço Social/Ulbra/Canoas:
    Joseane Mafalda dos Santos e Raquel Soares

    ResponderExcluir
  3. A IMPORTÂNCIA DO USO CONSCIENTE DA ÁGUA




    Água é o recurso mais precioso que a natureza oferece a humanidade, essencial à sobrevivência de todos os seres vivos do planeta, sem a água não existiria vida na terra, e que não estamos cuidando, está sendo ignorada e destruída pela ignorância do homem, em tempo de globalização em que a população e os grandes empresários mundiais estão preocupados com grandes lucros, sem perceber que os recursos naturais não são permanentes e sabemos que a água esta riqueza está se esgotando, não estamos dando a devida importância que merece, são necessárias medidas urgentes, parar de usá-la indevidamente, cada um de nós deve ajudar na diminuição de desperdícios, na prevenção da degradação ambiental, em melhores condições de moradia, saneamento, higiene e educação.

    Porém, a água é um recurso em perigo apesar do planeta, ter 71% da sua superfície coberta por água, 97,5% de toda água é salgada, restando apenas 2,5% de água doce. Ainda assim, 1,75% desta pequena parcela pertencem a geleiras e calotas polares, sobrando incríveis 0,75% de água aproveitável para seis bilhões de pessoas no mundo. Atualmente mais de três bilhões no mundo (praticamente metade da população mundial) sofrem com o abastecimento de água, enquanto as pessoas que dispõe desse bem em abundância consomem em média 250 litros diariamente com higiene pessoal, limpeza doméstica e alimentação, precisamos entender os fatores que fazem da água um fator limitante para o desenvolvimento sustentável, o equilíbrio ambiental como prática diária inadiável.

    O Brasil conta um quinto do total de água doce existente no mundo, em uma reserva subterrânea que ultrapassa 111 trilhões de metros cúbicos, segundo dados do IBGE de 2004 (Site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), isso faz que não se tenha um comprometimento com as nossas reservas, parecendo não ser necessárias soluções para um consumo sustentável com responsabilidade, é comum assistir cenas de pessoas lavando carros e calçadas com mangueiras (que insiste a tirar uma folha com água) exageradamente jorrando água sem controle, pessoas escovam dentes com torneiras abertas, tomam banhos demorados, somos acostumados a ouvir esta frase; eu canto no chuveiro, sem se dar conta de quanta água está sendo desperdiçada num único banho, já que a própria energia do chuveiro é movida a água.

    Portanto, estamos frente a um desafio, no século passado passamos destruindo, entramos no século XXI, o da conscientização de todos os habitantes da terra, se não agirmos rápido, nossas futuras gerações poderão pagar um preço muito alto e irreparável, sabemos da importância da água vital à vida, à nossa saúde, e dos ecossistemas, porém esses recursos estão ameaçados pela poluição, do manejo inadequado do solo, e principalmente das condições climáticas, acordamos tarde, mas ainda dá tempo, por isso é preciso dar-nos as mãos e salvá-lo, e o planeta agradecerá com água limpa e em abundância para todos os seres vivos desse nosso planeta.

    Disponível em:
    httpp://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/01/370786.shtml

    Nilse Guizzo da Rocha
    Marina Fagundes Mascarelo
    Vera Márcia Belo Reyes

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Descarte do óleo de cozinha

    Já são 149 postos de entrega de óleo de fritura usado espalhados pela cidade.
    Recomenda-se colocar o óleo em recipientes como garrafas de plástico ou vidro para entregá-lo em um desses pontos. Esse óleo é encaminhado depois à reciclagem.

    As três empresas conveniadas com o DMLU - Faros, Oleoplan e Ecológica - recolhem o óleo e encaminham a um destino ambientalmente correto. A Faros utiliza como base para a produção de ração animal; a Oleoplan e a Ecológica desenvolvem biodiesel.

    Meio Ambiente

    Por ser menos denso que a água, o óleo de cozinha forma uma película sobre ela, o que provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem quando colocados em pias ou vasos sanitários, que são redes coletoras de esgoto.

    Nos arroios e rios, a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres vivos que necessitam de oxigênio.


    Postado pelas alunas do curso de Serviço Social
    Bruna Rocha Silva
    Janaína Prado Jung
    Maria do Socorro Saldanha
    Viviane Nascimento

    ResponderExcluir