segunda-feira, 26 de abril de 2010

OLHAR UNIVERSAL !

Desenvolvimento Sustentável é o grande desafio da presente geração.
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu a partir dos estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas,no início da década de 1970,como uma resposta à preocupação da humanidade,diante da crise ambiental e social que se abateu sobre o mundo desde a segunda metade do século passado. Esse conceito,que procura conciliar a necessidade de desenvolvimento econômico da sociedade com a promoção do desenvolvimento social e com o respeito ao meio- ambiente,hoje é um tema indispensável na pauta de discussao das mais diversas organizações,e nos mais diferente nível de organização da sociedade,como nas discussões sobre o desenvolvimento dos municípios e das regiões,correntes no dia-a-dia de nossa sociedade.( Revista Espaço Acadêmico-51-Agosto/2005-Mensal-IS)Eng. Agronônomo Daniel Bertoli Gonçalves .
Cuidado com a Sociedade Sustentável
Atualmente quase todas as sociedades estão enfermas.Produzem má qualidade de vida para todos,seres humanos e demais seres da natureza.E não poderia ser diferente,pois então assentadas sobre o modo de ser do trabalho entendido como dominãção e exploração da natureza e da força do trabalhador.
Sustentável é a sociedade ou o planeta que produz o suficiente para si e para os seres dos ecossistemas onde ela se situa;que toma da natureza somente o que ela pode repor;que mostra um sentido de solidariedade generacional,ao preservar para as sociedades futuras os recursos naturais de que elas precisarão.Na prática a sociedade deve mostrar-se capaz de assumir novos habitos e de projetar um tipo de desnvolvimento que cultive o cuidado com os equilíbrios ecológicos e funcione dentro dos limites impostos pela natureza. (Leonardo Boff,saber cuidar ética do humano-compaixão pela terra,pag 136 e 137. )
Delmise Vasconcellos
Rosemeri Farias
Acadêmicas de Serviço Social Ulbra Canoas/ 2010
Postado por Ruthe Costa às 15:31

3 comentários:

  1. Energia Solar


    O sol é uma fonte de energia que aquece a terra a mais de cinco milhões de anos e o homem aprendeu a cultivar observando ciclos lunares e a energia solar. Essa energia que é utilizada pelo homem pode ser a resposta para a questão do abastecimento energético no futuro, uma vez que aprendamos a aproveitar de maneira racional a luz que o sol constantemente derrama sobre nosso planeta.

    A energia solar é uma alternativa sustentável de substituir a energia não renovável. Os captadores são a forma mais comum de captação dessa energia, pois convertem a energia solar com baixo custo e de forma conveniente. A energia captada do sol poderá ser utilizada para aquecer a água do banho, piscinas, ambientes e iluminação.
    A utilização da energia do sol será beneficio para as famílias, pois o seu uso, trará grande redução ou até mesmo a extinção das faturas de energia elétrica, pois se houver investimentos para a utilização dessa alternativa, o mundo poderá deixar de utilizar a energia elétrica e usufruir da energia solar. O meio ambiente será preservado, pois não será degradadora do meio ambiente.

    Site: http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/esolar/esolar.html

    Alunas: Juciane Gomes Peres e Vanessa Santos Dias.
    Acadêmicas do Curso de Serviço Social /2011.

    ResponderExcluir
  2. Desenvolvimento sustentável significa conseguir obter o necessário desenvolvimento econômico, garantindo o equilíbrio ecológico.

    Sugestões para o desenvolvimento sustentável:

    - Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumínio, plástico, vidro, ferro, borracha, etc;
    - Coleta seletiva de lixo;
    - Tratamento de esgotos industriais e domésticos para que não sejam jogados em rios, lagos, córregos e mares;
    - Descarte de baterias de celulares e outros equipamentos eletrônicos em locais especializados. Estas baterias nunca devem ser jogadas em lixo comum;
    - Geração de energia através de fontes não poluentes como, por exemplo, eólica, solar e geotérmica;
    - Substituição, em supermercados e lojas, das sacolas plásticas pelas feitas de papel;
    - Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água;
    - Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustíveis;
    - Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo;
    - Substituição gradual dos meios de transportes individuais (carros particulares) por coletivos (metrô);
    - Criação de sistemas urbanos (ciclovias) capazes de permitir a utilização de bicicletas como meio de transporte eficiente e seguro;
    - Incentivo ao transporte solidário (um veículo circulando com várias pessoas);
    - Combate ao desmatamento ilegal de matas e florestas;
    - Combate à ocupação irregular em regiões de mananciais;
    - Criação de áreas verdes nos grandes centros urbanos;
    - Manutenção e preservação dos ecossistemas;
    - Valorização da produção e consumo de alimentos orgânicos.
    Por: Joseli Oreste Fonseca - Acadêmica do curso de Serviço Social/ Ulbra- Canoas
    Fonte:http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/desenvolvimento_sustentavel.htm_

    ResponderExcluir
  3. É preciso que o homem tenha em mente que ele não um ser supremo da Terra, ao contrário o mesmo depende dela, e precisa fazer o possível para equilibrar o crescimento econômico e o meio ambiente.

    A conquista da liberdade na organização complexa da vida política e econômica depende, de certa forma, de uma organização das pessoas, da sociedade e de uma consciência plenamente equilibrada e sábia, onde as palavras sabedoria e razão não sejam apenas palavras com conotação de passado, mas é necessário quebrar as amarras que nos cercam e lutar para que as palavras sabedoria e razão façam parte do presente, que não sejam somente conceitos e sim realidade, pois somente assim teremos um mundo melhor, mais justo e fraterno para as gerações presentes e as futuras.

    Existe forma de se chegar ao desenvolvimento sustentável, basta que o homem não se considere o ser supremo, que abra mão do poder para a busca do equilíbrio, entre ele e a natureza, e o verdadeiro desenvolvimento sustentável.

    ResponderExcluir